Programa Saúde na Escola faz ação de Segurança Alimentar e e Prevenção da Obesidade Infantil

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos.

A ação realizada no mês de agosto, conta com os temas Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil e Promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do Lazer nas Escolas.

Proporcionar e incentivar hábitos alimentares saudáveis em crianças é uma das melhores maneiras de garantir um adulto com saúde. Os costumes que se consolidarem na vida de uma criança podem segui-los por toda a vida. A nutricionista Letícia realizou a atividade do Semáforo dos Alimentos com os alunos, sendo uma forma de as crianças conseguirem determinar, com alguma simplicidade, que alimentos devem ser mais consumidos ou, pelo contrário, os que se devem evitar ou consumir com menos regularidade.

A prática de atividade física na infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Isso não é benéfico apenas para a saúde física, já que o estímulo à prática de esportes também influencia o convívio social e a sensação de pertencimento a um grupo. O profissional de educação física Pedro, realizou atividades lúdicas onde as crianças dançaram, pularam, movimentaram, através de exercícios.

Ao longo da atividade, os profissionais devem rastrear os educandos que necessitam de acompanhamento: educando com magreza acentuada, magreza, sobrepeso ou obesidade, e aqueles que relatam apresentar necessidades alimentares especiais, que ainda não fazem acompanhamento adequado, devem ser encaminhados para a Unidade Básica de Saúde.

Botão Voltar ao topo